19 de agosto de 2010

Bacalhau com Brás de Maçã

É certo e sabido que o bacalhau é muito apreciado por nós, portugueses; tanto que se diz haver 1001 receitas para o nosso amigo bacalhau! Eu cá acredito! Ora vejam o conhecido Bacalhau à Brás que se pode apresentar noutras versões! Há tempos testei Bacalhau à Brás com Batata Doce e agora foi a vez de uma versão mais fresquinha como é o Bacalhau com Brás de Maçã!

Eu segui a receita, fritando os pedaços de bacalhau previamente passados em farinha. Mas não acho que a receita ganhe alguma coisa com isso, pelo contrário. Portanto, aconselho a saltar este passo. Basta saltear o bacalhau com o alho francês e cogumelos. É um pouquinho mais saudável e muito mais prático!

Esta é também uma estreia da batata palha na minha cozinha.... lol.


400 gr bacalhau
alho em pó
farinha
1 alho francês
100 gr mistura de cogumelos
azeite q.b.
2 maçãs Granny Smith
sal
pimenta
200 gr batata palha
óleo q.b.
4 ovos
salsa


Usei bacalhau desfiado do Pingo Doce. Temperei com alho em pó. Passam-se os pedaços de bacalhau por farinha e sacudindo-se o excesso.
Numa frigideira anti-aderente salteei o alho francês em azeite e juntei os cogumelos picados. Assim que secar junta-se a maçã ralada e tempera-se de sal e pimenta. Deixa-se cozinhar uns 3 minutos.
Junta-se a batata palha e envolve-se bem. Retira-se do lume.
Entretanto fritam-se os pedaços de bacalhau em óleo quente. Quando estiverem dourados escorre-se em papel absorvente.
Batem-se os ovos com uma pitada de sal.
Levei de novo a mistura da batata palha ao lume, juntei o bacalhau e verti os ovos batidos. Deixa-se cozer os ovos envolvendo.
Servir com salsa picada.


Fonte: Vaqueiro

18 comentários:

  1. Gostei da inovação!
    Não conhecia a mistura da maçã ao bacalhau à brás!

    ResponderEliminar
  2. Marina,
    Gostei muito deste Brás ... LOL. Pena que lá em casa não gostem muito de mistura de frutos com salgados, porque eu adoro e a maçã é muito versátil para esse efeito. Costumava fazer uma omolete de espinafres e maçã que ficava uma delicia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito engraçado e original.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  4. Tenho que confessar a minha completa ignorância...
    Desconhecia a existência deste brás de maçã.
    Mas pela foto, deve ter ficado delicioso. E eu que ADORO o original. lol

    Achei interessante e inovador. Um destes dias, certamente que experimentarei.

    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma receita do pitéu da noruega mais português para acrescentar à, já extensa, lista de especialidades!! Deve ser uma delícia! Eu Adoro bacalhau! De todas as formas e feitios...esta combinação nunca me tinha ocorrido mas deve ser una espécie de agridoce português!

    ResponderEliminar
  6. Hum que receita ótimaaaaa...Hoje estou somente visitando blogs para ver o que há de melhor e tenho achado vários blogs legais, e um deles é o seu.Parabéns

    Vou te seguir.
    Se quiser me faça uma visitinha, e se gostar pode me seguir também...
    bjinhos
    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. este bacalhau a bras ganhou amis uma fa. a maça parece-me um pouco esuisito confesso ams de resto gostei
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Parece bem interessante esta versão!!
    O aspecto ficou lindo e a apresentação fantástica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. desconhecia essa mistura! mas a vaqueiro nuca falha!

    um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gostei da inovação....misturar maçã no bacalhau à brás..até deve tornar o prato menos "forte" e mais saboroso! Eu por vezes, substituo os ovos por leite e gosto bastante. Um destes dias vou adicionar a maçã!

    ResponderEliminar
  11. Hummmmm, essa travessa está impressionante!!!
    Que delícia!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  12. Marina, nota dez esse bacalhau!! Gostei demais!!

    Publiquei o presente à cozinheira de hoje dedicado à você!

    Beijos. Um ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  13. Marina, não sei se você já viu, mas no blog da Luisa Alexandraa tem o descaroçador. E ela é de Portugal. QUerendo dar uma olhada, segue o link:

    http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2010/08/novos-utensilios.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. What a great blog!

    This looks so delicious!

    Have a nice time!
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Boa ideia, sem duvida diferente do que estamos habituados.

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Então, menina, por onde andas? Está tudo bem?
    Bjssss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  17. Olá Marina! Estou a ver que também não tem tido muito tempo para o blog :-( Quanto ao queijo halloumi só o comprei uma vez e há muito tempo, mas julgo que o comprei no supermercado do El Corte Inglés.

    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails