21 de agosto de 2009

Sabem o que isto é?

Na passada 4ª feira tive um presentinho... Uma amiga da minha mãe foi passar uns dias à terra e antes de voltar lembrou-se de nós! Obrigada S.!

Um Pão de Centeio e uma Bola de Carne!


A Bola de Carne é tradicionalmente feita em Alijó. Outras terras também a fazem. Mas esta tem, para mim, um gosto especial que desperta memórias...
Confecciona-se esta iguaria pela altura das festas em honra da Nossa Senhora da Assunção e também na Páscoa.

Agora lembrei-me também do pão de trigo - designado Trigo - que comia pela manhã, ainda quente e com a manteiga a derreter, quando era gaiata... Só naquela idade é que se tem coragem para comer um pão daquela dimensão!!! Alguém sabe do que estou a falar?

Para quem não conhece Alijó, deixo postal de 1978 (não fiz qualquer edição da foto, encontrei aqui).
O postal é famíliar a um apreciador de Moscatel! As garrafas do Moscatel de Favaios tem esta gravura do chafariz, da igreja e da árvore centenária!

Eu ainda não era nascida, mas é assim que me lembro desta terra, até com estas cores...
O meu avô materno foi sacristão nesta igreja!
Que saudades!

Largo da Praça, 1978 - Ed. C. C. Nossa Senhora P. Socorro

5 comentários:

  1. Ai o pão.. eu tenho tantas saudades do pão que a minha avó cozia.. da broa, da broa de canela..
    é bom recordar..mas dá tanta saudade
    esses pães tem óptimo aspecto..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. estes produtos regionais são tão bons!!!

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  3. Hi,I'm gemmi

    thank you for stoping by at my blog,
    i trying to do my blog in English as
    soon as possible :)

    And how was sorbet? did u like it?

    the bread texture looks really nice and soft,
    Yummy!

    ResponderEliminar
  4. Que belas e deliciosas prendas!
    Gostei de ler a historia...

    ResponderEliminar
  5. gostei muito do teu blog... e esse paozinho é tao bom :)
    bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails